sábado, 23 de novembro de 2013

Apresentação

Precisando de nutricionista? Visite NUTRICIONISTAS VEG <3



Olá, sejam bem vindos!

Senti a necessidade de fazer este blog, não somente para esclarecer  sobre o cruel processo de industrialização das carnes, mas para falar uma linguagem mais atual, que passe uma mensagem menos sectária e mais condizente com a realidade das pessoas, que ao contrário de artistas e celebridades, que podem dedicar mais tempo aos cuidados com alimentação e saúde; nós os mortais, trabalhamos fora, precisamos comer o que há em restaurantes, temos familiares carnívoros "convictos", péssimo estilo de vida, devido a pressa do cotidiano e existem ainda aqueles que acham que uma dieta saudável é bem mais cara.

Quanto a imagens cruéis, não se preocupem, quero que esse blog possa ser visto por adultos e crianças, de modo que não colocarei nada exposto, que não contenha recomendação de advertência.

Uma vez uma pessoa falou sobre  "minhas ideologias". É importante salientar que parar de consumir carne não se trata de ideologia, não é uma ideia minha, tampouco uma briguinha entre comer ou não comer. A escolha de reduzir ou eliminar o consumo de carnes nos dias de hoje, permeiam questões ambientais, questões de saúde, questões morais e todas elas serão tratadas, uma a uma neste blog.
Enfim, após lerem todos estes documentos,  que é um dossiê de anos em pesquisas científicas, artigos, depoimentos e assistirem os vídeos relacionados, tenho certeza que estarão bem mais esclarecidos, podendo então, falar com propriedade sobre o assunto. Espero que gostem do blog, foi feito com todo o carinho do mundo! Se gostarem, compartilhem com seus amigos. Na rede social, trabalho em conjunto com o projeto Publicidade do Bem   E se ?

Como eu disse, hoje, já existe uma versão do veganismo, no qual eu também me encaixo, chamada de *veganos urbanos. Trata-se de uma variação entre o vegetarianismo e o veganismo: sem o consumo de leite e demais laticínios, ovos e outros produtos de origem animal, como couro, cosméticos, etc. Contudo, levando em consideração que ainda vivemos numa sociedade não adaptada para este mercado, logicamente, ainda fazemos uso de produtos e embalagens de origem animal, porém "conscientemente", se é que isso é possível! 

Seria algo como: "vivendo no meio comum, porém sempre em busca de alternativas". Acredito que a consciência aqui falada é a de que se trata de um longo processo, mas nem por isso, deve ser deixado para trás, afinal, quando se trata de meio ambiente, ética, dor e o sofrimento aplicado àqueles que não podem se defender, as mudanças devem ser feitas sem... "mas....mas!"  ... Antes de começar a ler o blog, se você acha que tudo isso é muito radicalismo, veja isso!


E lembre-se: comparar animais e plantas é um argumento completamente desproporcional e falho. A começar que argumentar para defender a tortura de algo que sangra, já é doentio e bizarro. E a terminar, as plantas são organismos biológicos que não possuem sistema nervoso, que é responsável por emoções, sentimentos, sonhos, alegria e dor. Os animais são como os humanos, TODOS, possuem senciência e diferentes personalidades (o que os eleva a nível de pessoas), inteligência e sensações (por isso, repito: tristeza, medo, horror, dor).  Abaixo deixo umas animações que viraram comercial na rede de alimentos mexicana. Começando pelo meu predileto, não deixe de assistir, foi feito para crianças. É  muito lindo, tocante e dá pra se ter uma real noção do quanto esse assunto é sério e deveria ser ensinado nas escolas.





INICIATIVA VINDA DE UM FAST FOOD COMUM,  

DÁ PRA SE TER UMA REAL NOÇÃO DA GRAVIDADE DO ASSUNTO. 


Para saber mais sobre os diferentes tipos de consumidores e qual deles você é na visão publicitária, clique em Tipos de consumidores.

Olha que bacana, como eu sempre digo, cuidar da natureza e defender os animais é tendência, pois o share dos consumidores verdes vem aumentando. 

Os consumidores verdes, além de possuírem um ótimo poder aquisitivo, serem bem informados, em geral muito bem instruídos, crescem dia após dia e por isso mesmo, a publicidade e as maiores empresas do mundo, já estão de olho neles. 

Grupos como Petrobrás, Bradesco, Brasken, Santander, Natura, Mastercard (etc) vem investindo pesado em campanhas com valores humanistas, em slogans focados em: "as melhores coisas da vida não tem preço", "Ser ao invés de Ter". 



A Chipotle, rede de alimentos, vem destacando preocupação sobre a indústria que maltrata os animais para produzir carne, em campanhas com animações que ensinam as crianças que um bifinho é um animal que sofre. Campanha: “Cultivate a better world” (algo como: cultivar um mundo melhor)
Quem quiser saber mais sobre a Chipotle, ai está na íntegra, segue o link

*NOTA DO AUTOR: Embora esse papo de "animais orgânicos" não seja lá o eticamente correto e deixem vegetarianos e veganos de cabelo em pé, destaco essa publicidade porque o público alvo deste blog são pessoas que consomem carne e estão no conhecimento dos aspectos que envolvem estes processos de produção, ainda num outro nível de consciência e diante disto, a animação promove envolvimento e reflexão para um primeiro momento. É evidente que posteriormente este assunto deve ser aprofundado.



Outra grande empresa de lanches que abriu suas portas para o universo "VEG" numa ampla jogada de marketing aqui no Brasil, no qual, eu fui dar uma espiada para acompanhar o processo publicitário, foi o SUBWAY em parceria com o VISTA-SE!   




Segundo a Filosofia, quem acha que um animal merece sofrer, seja lá por quê motivo for, seria uma personalidade com sérios desvios de comportamento. Intrigante? Veja este pensamento:

"O homem que maltrata, desmerece, usa, come um animal sob pretensão de lei da natureza, é um transgressor atormentado, que se convenceu que a raça humana é o ápice da criação e que todos os outros seres foram criados para servi-lo. Este mesmo homem, é um perigo para a sociedade, para o bem moral, para as crianças e para todos a mercê de seus julgamentos e ações"

 - Isaac Bashevis Singer, The Letter Writer

Em Dezembro de 2013, Filósofo Luciano Cunha entrevistou o Filósofo Peter Singer, em artigo para ANDA, onde Singer explica que, pessoas que julgam os animais não humanos como inferiores aos animais humanos, possuem as mesmas características de personalidade dos racistas e sexistas, neste caso são os especistas, todas elas são fruto do mesmo universo. Esse conceito (especismo) possui um papel central nas suas obras no campo da ética animal:
  

- A ideia é melhor entendida por analogia com conceitos mais familiares como racismo e sexismo. Assim como os racistas possuem uma atitude tendenciosa ou preconceito contra aqueles que não são membros de sua raça, e se recusam a dar igual consideração aos seus interesses, os especistas são preconceituosos contra membros de outras espécies – nesse caso, os animais não humanos – e se recusam a dar igual consideração aos seus interesses.
(veja entrevista na íntegra aqui: http://goo.gl/sWUG3Z)


Veja o que reflete um carnívoro que vai mudando suas convicções aos poucos:

Não sou vegetariano e, por enquanto, não tenho planos de mudar meus hábitos alimentares (ainda), mesmo assim achei interessante compartilhar este vídeo. Não é nenhuma defesa ao vegetarianismo, ou qualquer coisa do tipo, é apenas uma reflexão sobre a nossa vida.

O filme é mesmo incrível, “nem um documentário tradicional, nem um diário de viagem, o filme assume a forma de uma meditação não-verbal. Através de imagens poderosas, o filme ilumina as relações entre a humanidade e o resto da natureza, mostrando como nosso ciclo de vida reflete o ritmo do planeta.” 
Recomendo que assistam, porque não se trata de uma briguinha entre comer carne ou não comer, se trata do nosso modo de vida, cada vez mais acelerado, cada vez mais exagerado, e cada vez mais consumista. Acredito que esta não é a realidade da maior parte do Brasil, mas a cada dia mais vemos um certo processo de “americanização” se desenvolvendo, então é bom ficar atento antes que aconteça de fato.

Quero assistir o  vídeo
Depois eu vejo o vídeo, agora eu quero ver  Gente que está batendo um bolão
Me interessa mais no momento as  Questões ambientais


O forte marketing feito até os dias de hoje em cima da população usa a estratégia que chamamos de 'Gradação': mantê-los entretidos a fim de alienar todos os dias as pessoas a conta gotas, para que elas pensem que isso é cultural, parte do DNA, inerente e não hajam formas de mudar. 

Alienados, permanecem como sonâmbulos, vendo tudo isso acontecer: no carnaval, na Copa, e muito pior do que não fazer nada, é que se tornam parte do processo, fazem uma churrascada! E depois vem o efeito rebote: frustração, depressão, angústia, tédio, falta de perspectiva lotam templos,  igrejas, centro espíritas e de umbanda ou qualquer religião, a fim de pedir a Deus para ajudar a salvar suas vidas tão sem sentido!... "A mim, não me interessa qualquer religião que não leve em consideração de igualdade o direito dos animais." (M.L.King)

E nesta falta de saber o que preenche o vazio, a mídia continua detendo o poder, substituindo valores por "símbolos de status" (deixe seu pré-histórico celular e compre o novo modelo da..., compre sapato, seja o melhor, vá com este carro!)

Contudo, agora os gestores, líderes e pensadores do mundo já perceberam que os recursos estão em menos de 20% e que não há mais tempo. O novo papel da Propaganda e Marketing é fazer o processo inverso de Gradação para "desalienação" das pessoas, o chamado Unselling (propagandas de desconstrução de imagem, o mesmo feito para cigarro e álcool). 

Não podemos comparar as pessoas de hoje com aquelas de 10 anos atrás. 
Estamos na Era da Informação e do Conhecimento, não há mais enciclopédias emboloradas. Hoje, 1,7 bilhões de pessoas estão conectadas em tempo real: basta digitar uma única palavra e os artigos mais atualizados do mundo, em tempo real aparecem na tela do celular. A passos lentos, a conta gotas, a Publicidade passa a mostrar para cada ser humano é sim: o grande responsável e um criminoso de grandes proporções que está solto caminhando feliz pelo mundo. 

NÃO PERCA: 3 minutos de vídeo!





E quem disse que os animais não dão risada? 

Segundo os biólogos, além de sorrirem, os animais dão risadas gostosas; observe alguns registros. 

Fonte: Diário da Biologia



A CRIANÇA PEQUENA SABE A VERDADE MAS NÃO É LEVADA A SÉRIO!!!! 

Hoje, tenho a certeza de quantas coisas erradas os nossos pais ensinam pra gente. 
Na nossa infância, parece que eles são as pessoas mais poderosas do mundo. Na adolescência, eles detém a sabedoria suprema. Na  fase adulta, quando começamos a praticar o livre pensamento e a observação, finalmente entendemos: quantas crenças distorcidas recebemos de nossos pais. Bom, o fato é que eles fazem o melhor que sabem! 
Fazem o que aprenderam com nossos avós! 
Até ai tudo bem O ruim é quando os pais com 30/40/50 anos não refletem sobre suas crenças e continuam passando valores tão errados, lá dos tempos dos pais deles, para seus filhos!

Lembro de com 4 aninhos, estava eu, perguntando se marcar o boi a ferro não doía. Ouvi um sonoro: NÃO, É RÁPIDO, O BOI TEM COURO, NEM SENTE! ... Já com 10 anos, minha preocupação continuava: - E cortar o rabinho dos cães não dói? - NÃO, RABO NÃO TEM NERVO!!
E depois, sobre a ferradura: Mãe, pai, ela é pregada com prego no pé?  - Sim, mas casco é como madeira!!!
- E como cortam as orelhas dos pitbulls?
- E torcer o pescoço do galo, não dói?

......

Luciane Pires  E se ?

“Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais... os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento.” (Charles Darwin)




E por último, vou contextualizar a observação de impressões sobre os "carnívoros convictos".

Na realidade observei que se dividem em três grupos: os desinformados (ou melhor, que ainda estão em processo de conhecer o assunto): trata-se de pessoas que não fazem a mínima ideia do que acontece e conforme vão sofrendo novas percepções sobre o universo que permeia a indústria da carne, os marcos publicitários para a construção desse mercado, vão mudando seus valores e crenças, passam a debater e flexibilizar sobre as possíveis mudanças, gradativamente retrocedem esta convicção. Vivemos na Era da Informação e hoje, podemos ter acesso a tudo, estamos esclarecidos sobre tudo que acontece em tempo real. Este é um dos motivos que explica o porquê, o número de vegetarianos cresce no Brasil. Segundo o IPOBE, mais de 15 milhões de pessoas deixaram de consumir carne só no Brasil. Toda essa pressão, força os mecanismos industriais a trabalharem numa visão sistêmica no amplo sentido  sustentável, buscando novos processos para criação de produtos de primeira, segunda e terceira necessidade.




O segundo grupo de carnívoros encontra-se entre os conservadores: em geral os próprios fazendeiros ou pessoas nascidas em colônias que trazem experiências do interior de suas cidades. Muitos deles tem algum benefício monetário com cortes, curtumes, frigoríficos, fazendas ou carregam  cargas emocionais na sua escolha, como lembranças nostálgicas de sua infância e estadas no sítio.




E por último, os ignorantes: dizem saber de tudo e não se importar, simplesmente ignoram os aspectos ambientais, éticos e sociais. Usam a teoria da Lei do Mais Forte (não deixe de ler)... Em geral, possuem personalidade insegura, precisam de símbolos de ostentação, andam em bandos e dependem de status, reputação, aplausos, curtidas dos seguidores. Dificilmente se permitem pensar em alavancar mudanças, passando metade da vida no erro e outra metade questionando por quê mudar? Estes, dificilmente mudam de ideia quando o assunto é sair da zona de conforto. Muito movidos a sensações e prazeres corporais, este público é o alvo de mercado de praticamente toda a indústria do consumo e manipulação. A própria publicidade trabalha para gerar consumo no grupo das ovelhinhas brancas, ou, a grande massa. Eles agem no movimento da maioria. Seus valores giram em torno de preconceitos: cito apenas, o pai de todos eles: o especismo ... (saiba mais)


 Não deixe de ler:  A ALMA DOS ANIMAIS 



ATENÇÃO, POR RESPEITO A VOCÊ, AVISO: ABAIXO, IMAGEM FORTE!
RESPEITE OS ANIMAIS TAMBÉM! 



Animais filhotes isolados para desenvolverem anemia e ter a carne mais macia. Tudo para que seu churrasco de domingo seja impressionante!
  

7 comentários:

  1. Sou fa tua, espero como tu um mundo melhor!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha vontade de parar é enorme, sinceramente nem penso na minha saúde, penso no fato de estarmos cruelmente machucando estes seres indefesos, pois eles já nascem em sofrimento para adquirir peso ideal, etc..... a morte para eles, penso ser um alívio depois de serem torturados até a morte, para ficarem do jeitinho saboroso quem vem para os nossos pratos. Minha maior batalha é com a sociedade, família, amigos.....tu mudar um habito é difícil, porem a única forma que encontrei no momento é cada vez mais saber mais sobre e tentar aos poucos fazer com que as pessoas que amo muito, entendam desta mesma forma, ou não, através de outros argumentos, que são vários, tipo saúde, etc....Fico muito feliz de saber que existe no planeta pessoas mais bem informadas que eu sobre o assunto, pois talvez sem elas (UMA DELAS A GRANDE LUH PIRES), eu nunca fosse chegar a esta conclusão, cada um tem seus porquês, e os meus são estes citados acima. Quero um dia ter a felicidade de dizer aqui que consegui enfrentar e levar comigo mais pessoas conscientes sobre este assunto tão importante.

    ResponderExcluir
  3. Não sou vegetariano e, por enquanto, não tenho planos de mudar meus hábitos alimentares, mesmo assim achei interessante compartilhar este vídeo. Não é nenhuma defesa ao vegetarianismo, ou qualquer coisa do tipo, é apenas uma reflexão sobre a nossa vida.

    A princípio lembrei do vegetarianismo porque um dos argumentos mais frequentes dos vegetarianos que eu conheço é “serem contra a ‘indústria da morte’ que, para quem não sabe, é o nosso modo de produção alimentício”. Pelo o que eu entendo disso, acredito que o fundamento desse argumento é a forma como tratam os animais, desconsiderando qualquer possibilidade de que o animal possa pensar, sentir, etc. O que também é polêmico, lembrando o caso recente do Instituto Royal. Mas o vídeo vai além disso tudo, é um trecho do filme SAMSARA, falei dele neste post aqui.

    O filme é mesmo incrível, “nem um documentário tradicional, nem um diário de viagem, o filme assume a forma de uma meditação não-verbal. Através de imagens poderosas, o filme ilumina as relações entre a humanidade e o resto da natureza, mostrando como nosso ciclo de vida reflete o ritmo do planeta.” Neste trecho chamado Food Sequence, que os produtores divulgaram no Vimeo, mostra a parte da produção alimentícia em algum país asiático, e a forma como é consumida. É um pouco chocante para quem não tem “estômago forte”.

    Recomendo que assistam, porque não se trata de uma briguinha entre comer carne ou não comer, se trata do nosso modo de vida, cada vez mais acelerado, cada vez mais exagerado, e cada vez mais consumista. Acredito que esta não é a realidade da maior parte do Brasil, mas a cada dia mais vemos um certo processo de “americanização” se desenvolvendo, então é bom ficar atento antes que aconteça de fato.
    Reflitam! Aguardo discussões nos comentários.

    http://www.blogdepobre.com/pensa-novamente-quando-estiver-no-mercado-video/




    .








    Pensa novamente quando estiver no mercado !! vídeo
    www.blogdepobre.com
    BlogDePobre.com

    ResponderExcluir
  4. adorei o blog! acho tão revoltante fazer um animal sofrer só para satisfazer nossos gostos sendo que temos tantas infinidades de coisas maravilhosas para comer. que pensamento medieval. Fui carnívora por muito tempo e fico muito triste por meus pais não terem tido a visão e compaixão que tenho hoje e terem me passado isso. Não sou hipócrita em dizer que não tenho mais vontade de comer carne, carne sempre foi uma comida muito farta na minha casa, infelizmente! Porém quando tomei consciência de tudo decidi parar e pronto. e minhas vontades que se danem... acho q sou racional suficiente para superá-la, pelo menos hoje, quando olho no olho puro de um animal tenho a consciência de que meu amor por eles é maior que todos meus desejos e que graças a Deus não contribuo mais para o sofrimento de nenhum. Ja parei há quase 5 anos e posso dizer que sou muito mais feliz!!! tomem a iniciativa!! faz bem pra alma!!!

    ResponderExcluir
  5. Megue, obrigada pelo seu comentário, foi muito relevante para o blog. Esses dias, uma pessoa me veio com essa: Lu, mas nós não comíamos carne há uns 15 anos atrás bem felizes? Nós não amávamos bife empanado? Nós não estávamos nem ai para essas coisas de animais, não te parece querer que agora, que tu és vegetariana, todo mundo o seja? (Essa pessoa que me disse isso, pasme, é vegana, na realidade, ele não estava me contestando levianamente, estava apenas querendo entender minha posição.) ... Eu disse, sim, você disse bem, foi há uns 15 anos atrás. Antes de entrarmos nesta, que é conhecida como "Era da Informação e do Conhecimento." ... Naquela época, para pesquisar qualquer coisa, nosso único acesso eram enciclopédias cheias de pó. Foi pouquíssimo tempo de lá para cá, mas as coisas mudaram na velocidade da luz, como nunca antes em milhares de anos. Hoje, qualquer pessoa, em qualquer lugar, digita no seu telefone qualquer palavra e imediatamente, todos os assuntos relacionados no mundo todo, atualizados e em tempo real, lhe aparecem em ordem de atualização e confiabilidade. Então Megue, quando alguém te disser que há 10 anos atrás você comia e agora vem querer embutir esse conceito no mundo, simplesmente responda: Há 10 anos atrás, não estávamos na Era da Informação e do Conhecimento. "Ninguém é responsável por aquilo que desconhece, mas quando toma ciência, torna-se parte representativa do fato!" ... E o fato hoje é que temos consciência de que o consumo de carne é responsável pelo desmatamento, corrupção, mão de obra escrava, maior geração de lixo do planeta, criação e abates criminosos, entre outras coisas que permeiam fatores morais, éticos, filosóficos, políticos, publicitários, ambientais de estética e de saúde.

    Um beijo bem grande no seu coração e obrigada.

    ResponderExcluir