sábado, 23 de novembro de 2013

CONAR e CRN-4 contra FRIBOI - Propaganda enganosa

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Nota do autor:  E o CONAR - Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária junto com o próprio Conselho de Nutrição deu cartão amarelo para a Friboi. Como assim, não comer carne faz mal? Se a própria Associação Dietética Americana já provou que é justamente o contrário: comer carne é que faz mal. A Dieta vegetariana é indicada em todas as fases da vida, incluindo gestação e primeira infância.

NOTICIA: A SVB enviou ofício extrajudicial diretamente à JBS S.A., empresa responsável pela campanha

Em outubro, a megaempresa pecuária JBS-Friboi começou a veicular um comercial em que uma nutricionista afirma que "carne é essencial". Em resposta ao ocorrido, a SVB acionou o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR), o CRN-4 (Conselho Regional de Nutrição - 4ª Região) e enviou ofício à própria empresa.  Assista o comercial enganoso da Friboi em que uma nutricionista afirma que "carne é essencial" 


A GRANDE MENTIRA 1: O comercial veicula uma inverdade: a de que "carne é essencial". Quem transmite essa informação no vídeo é uma profissional da área (nutricionista), sendo que seu registro no Conselho Regional de Nutrição (CRN-4) aparece no vídeo. Conforme corroborado por inúmeras publicações acadêmicas e também por pareceres de instituições idôneas como a American Dietetic Association e o CRN-3, carne não é essencial - o que é essencial é proteína, mas esta pode ser obtida (em quantidade adequada) de diversas fontes de origem vegetal.  A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), alertada por um de seus associados, reagiu ao caso: registrou denúncia junto ao Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR), objetivando a suspensão da veiculação da campanha. Ao mesmo tempo foi enviado ofício ao CRN-4 solicitando providências a respeito da conduta inadequada da nutricionista em questão.  Além disso, a SVB enviou ofício extrajudicial diretamente à JBS S.A., empresa responsável pela campanha, solicitando esclarecimentos e retratação a respeito da informação enganosa, bem como a suspensão imediata da veiculação do comercial.



 * ADVERTÊNCIA: daqui pra frente uma imagem forte




Você sabe por que a Globo faz tanta apologia ao churrasco? Porque os frigoríficos: Sadia, P&G, Unilever e Friboi são quem mantém a emissora em pé. Para inserir um comercial UMA ÚNICA VEZ por 30 segundos no intervalo do programa mais assistido do país, estima-se que a JBS-Friboi tenha desembolsado mais de meio milhão de reais. O total da campanha será de 50 milhões, regado a muito sangue humano e animal. 

A verdade é que a JBS-Friboi, assim como outros matadouros, ganha rios de dinheiro em cima de rios de sangue e explora animais considerados de consumo e também humanos. Apenas para citar 2 casos, em setembro de 2012 a empresa foi incluída na denúncia “Moendo Gente” que trata das condições desumanas em que trabalhadores são submetidos em frigoríficos (veja aqui). Em novembro do mesmo ano, a JBS-Friboi foi condenada pelo Ministério Público do Trabalho a pagar R$ 3 milhões em indenizações por más condições de trabalho (veja aqui).


Empresa brasileira investe milhões em publicidade para minimizar os efeitos das últimas investigações em matadouros


Há cerca de um mês, o programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu uma matéria polêmica sobre como são tratados os animais em matadouros estaduais e municipais do Brasil. Após visitar 280 matadouros legalizados em 8 estados, a reportagem concluiu que 30% da carne vendida no Brasil vem de lugares sombrios e cheios de irregularidades (assista aqui).

Exatamente uma semana depois, a JBS-Friboi, empresa do goiano José Batista Sobrinho, lançou um filme publicitário estrelado por Tony Ramos (assista e comente). O horário para o lançamento da campanha não poderia ser mais apropriado: o intervalo do Fantástico em 17/03.

Fonte: Vista-se

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