domingo, 24 de novembro de 2013

Questões ambientais, éticas e sociais.



Assim como no passado, fumar no cinema, na boate, na rua era visto como algo estiloso e elegante, e hoje é completamente recriminado; o consumo de carne já está deixando de ser bem visto aos olhos de uma significativa parcela da sociedade. Veja aqui alguns aspectos que vão acelerar este processo de desmistificação da carne.

Resolvemos reunir todas as fontes em um único link para te ajudar a argumentar sobre como a carne influencia em amplos aspectos globais.




Segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, seria a dieta vegetariana, uma solução para acabar com a fome no mundo, se considerarmos que em cada ambiente destinado a poucas cabeças de gado, poderíamos ter espaço para o plantio de toneladas de safras, o que acabaria com a fome da África, somente eliminando o pasto da pecuária no Mato Grosso do Sul. Dados do Conselho Indigenista Missionário (IBGE) mostraram que em apenas 1 hectare de terra, era possível alocal até 500 índios, ou ainda, 3 mil em 3,5 mil ha.



Já o INPA emitiu dados de que 80% da Amazônia está sendo completamente desmatada para produção de pasto, isso envolve não só a morte de bois, mas também todas as espécies nativas que vivem na região que acabam entrando para a lista de extinção.
  
Evidentemente isto não é informado nas publicidades do churrasco de domingo, mas a verdade é que existem centenas de artigos científicos alertando sobre os riscos do consumo de carne para o planeta.  Segue a lição de casa em 6 links que podem mudar a sua vida:





6) http://zip.net/bpn4jg





Parece incrível pensar que somos treinados para tomar medidas quase que paliativas para a contensão de água e separação do lixo, quando na verdade, a pecuária faz todo esse estrago em nosso planeta. Saiba mais - fonte:  Jornal Estadão


E se nada disso ainda te convenceu, talvez você queira ver e ouvir algumas das maiores autoridades do mundo falando sobre a destruição massiva que a pecuária vem causando em todo o globo terrestre, inclusive nas zonas de pesca. Sim, até mesmo os oceanos estão sendo afetados já que os peixes são pescados em redes descomunais para virar ração de gado, mais do que o oceano pode suportar. 





E as abelhas? Você sabia que elas são as maiores polinizadoras do planeta? Sem elas não há arvores, sem elas não há vida. Já que estamos cortando toda a flora terrestre, as abelhas estão ficando sem lar e sem alimento.

Pensando nisso, nasceu a campanha BEE OR NOT TO BE, algo mais ou menos como, sem abelhas não existiremos. Dá uma olhada clicando na caixa alta.






Vamos fazer uma conta simples:


Sabe quantas vacas são necessárias para produzir um único banco de couro? - CINCO
Sabe quantos metros de terra precisa para criar 20 vacas para um o carro? - 6 HECTARES
Sabe quantas famílias abrigam e alimentam 6 Hectares? - 12 famílias de 5 pessoas.




































São centenas de milhares de famílias que, sem terem onde morar ficam a beira da MARGINALIDADE 


* Questões sociais: desemprego, consumo de crack marginalidade. Segundo um relatório da OIT (Organização Internacional do Trabalho), 80% do trabalho escravo do mundo é oriundo da pecuária.  E como eu nunca deixo você sem base para se aprofundar, ai vai. 
Fonte >>  https://www.instagram.com/p/BK8lAZbDUpE/

* E tem mais, se todo mundo parasse de comer carne até 2055, 80% do gás carbônico do mundo estaria sob controle. A conclusão é de um estudo divulgado pelo Instituto de Estudo das Mudanças Climáticas de Postman, na Alemanha. O coordenador do estudo é Alexandre Popp https://www.instagram.com/p/BK1kdUbjJTA/


Ou seja: além de desmatar, destruir as florestas, provocar colapsos sociais, a pecuária também é a maior geradora de lixo do planeta.


Quando se fala em sustentabilidade, uma das discussões para o PGA - Programa de Gestão Ambiental - hoje é sobre o lixo. Na verdade, aprendemos medidas paliativas  para contenção de lixo, quando é justamente a pecuária, a maior geradora de lixo do planeta, contaminação de mares e oceanos. A ONU declarou recentemente que a pecuária é também  a maior emissora de gás carbônico do mundo, emite 40% mais que todas as fabricas e carros juntos. Então, não há como tomar medidas sustentáveis sem antes cortar o bife da mesa.  A água desperdiçada pela pecuária é tanta, que um vegano poderia deixar o chuveiro aberto um dia e uma noite correndo e ainda assim, não gastaria nem perto do que uma pessoa que come carne.  Não há como pensar em medidas sustentáveis e ecológicas, sem antes eliminar, principalmente, o consumo de carne.

Eu sei, parece exagero meu, mas não é, abaixo deixo videos que dão detalhes dos dados oficiais.  É um documentário educativo, gentil e sem cenas de violência. Todo mundo pode -e deve- assistir tranquilamente.




Não é exagero. Esta é a verdade que a indústria da carne não mostra: a pecuária é responsável por grande parte do colapso mundial, desde os assaltos da esquina (criminalidade, agressividade),  a fome, o consumo desenfreado,  a enchente da semana passada (lixo), do trabalho escravo, a tortura de animais, até o câncer do vizinho. Bem, é o que apontam os estudos de diversas organizações, como também o Instituto Nina Rosa. ASSISTA É BEM INSTRUTIVO: 



E você, aos 60/65 anos, sobreviveria a uma temperatura de 70 º ou 80 º graus? E ai, você acha que não tem com que se preocupar?


Então veja estes dados: Porto Alegre deve registrar a maior temperatura entre as capitais brasileiras nesta terça-feira, dia 21/01/2014. Tá quente? Sabia que se continuar comendo carne, se continuar achando que prédios de luxo são melhores que árvores, se não nos educarmos quanto a reciclagem de lixo, se não houver uma conscientização geral, o calor vai aumentar e em até 2040, FICARÁ INSUPORTÁVEL!



Vamos lhe mostrar que consumindo carne, além da crueldade contra os animais, essa simples ação, traz uma grande devastação ao meio ambiente e isso já está sendo notado em várias capitais Brasileiras e no MUNDO.



* Mais de 80% do desmatamento da Amazônia brasileira deve-se à pecuária, ou seja, áreas desmatadas ocupadas por pastos para o gado. A área ocupada para plantio na Amazônia é de apenas 4%.



* Até 50% das terras do planeta são usadas ou foram degradadas pelo uso da criação de animais. 



* Ao menos 51% (há cálculos que apontam mais) da produção de gases do efeito-estufa ocorrem devido à pecuária -maior que a produzida pelos automóveis, que é de 11%.



* A produção animal é a principal causa de poluição de rios e lagos. Os dejetos suínos, por exemplo, tem um potencial poluidor 250 vezes maior que o esgoto doméstico. Uma única vaca produz em média 25 kg de dejetos por dia. Portanto, 20 vacas produzem em apenas um único dia 500 kg de dejetos. Os dejetos que uma única vaca produz em um dia equivalem aos dejetos produzidos por até 200 pessoas. Grande parte desses excrementos é despejada em rios, junto com litros de urina e sangue dos animais.



* Mais da metade da ÁGUA POTÁVEL DO MUNDO é destinada à pecuária (produção de carne, leite, ovos, lã, couro, etc.). Enquanto isso, UMA EM CADA CINCO PESSOAS residentes em países em desenvolvimento —cerca de 1,1 bilhão de pessoas— NÃO TEM ACESSO A ÁGUA POTÁVEL.



* No Brasil a área total ocupada pelas pastagens de gado ultrapassa a 200 milhões de hectares. Esta área é equivalente a 7 países europeus: Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Suíça e Itália, ou a de 30 países de áreas menores, incluindo Portugal, Inglaterra, Dinamarca e Holanda. Somente a área ocupada pelo gado bovino na Amazônia corresponde à soma de seis estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

*A produção animal consome até 10 vezes mais água do que o usado pela agricultura. 

* Apenas a quantidade de comida consumida pelo gado mundial atualmente alimentaria mais de 9 bilhões de pessoas. (Vejamos, toda a comida consumida pelo gado poderia acabar com a miséria MUNDIAL).

* Os recursos usados para alimentar 2,5 bilhões de pessoas com produtos animais poderiam alimentar 20 bilhões de pessoas com uma alimentação vegetariana. Portanto, com uma alimentação vegetariana, alimentaríamos 3 vezes a população atual do planeta e ainda haveria sobra de alimentos.

* 20 vegetarianos podem ser alimentados com a quantidade de terra necessária para alimentar uma única pessoa consumindo uma dieta à base de carne.

* Mais de 60 bilhões de animais são mortos a cada ano em matadouros no mundo (isso sem contabilizar o abate doméstico, o abate clandestino e o de animais marinhos). 

* Mais de 6 bilhões de animais são mortos em matadouros no Brasil a cada ano.

* Para que um boi seja abatido ou para que uma vaca passe a produzir um copo de leite é necessário alimentá-los por 2 a até 4 anos. 

* Ao menos 30% da superfície terrestre do planeta é ocupada pela pecuária e até 70% da superfície agrícola pertence à criação de animais. Cerca da metade da produção mundial de grãos é destinada à pecuária. A média de grãos destinados ao gado nos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico –que conta com países como Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Itália, etc- é de 70% da produção.

* Cerca de 70% da soja produzida no Brasil (incluindo a parte exportada) e 80% do milho cultivado no Brasil (incluindo o que é exportado) tem como destino servir de ração animal. Além disso, grande parcela de outros alimentos altamente nutritivos também são usados para alimentar o gado, como a aveia, o arroz e o trigo.

* 100% dos incêndios na floresta amazônica são intencionais e destinados à abrir pasto para o gado. A fim de abrir pasto para os rebanhos criados, muitas espécies nativas foram extintas. Na América do Norte, por exemplo, o bisão quase foi extinto para dar lugar a rebanhos de gado domesticado trazido da Europa. E para evitar que os rebanhos criados sejam atacados por predadores, fazendeiros contratam caçadores profissionais para exterminar animais carnívoros nativos. Dessa forma, muitas espécies foram extintas e outras estão hoje à beira da extinção, como a onça-pintada, a onça-parda, o lobo, o coiote, o puma, etc. Segundo dados oficiais do Ministério da Agricultura, até 40% do abate no Brasil é feito em frigoríficos ilegais. 

Pense: E se ? eu mudar essa história.


Fontes: 
FAO Food and Agriculture Organization of the United Nations) 
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
UNDP – United Nations Development Programme
Exame: Falta de Água Pode Tornar o Mundo Vegetariano’; 27/08/2012
Dicionário Ilustrado de Ecologia’; Editora Azul;
Fórum Eco-Gaia; ‘Produção de Alimentos, Degradação Ambiental e Fome, entre outros


A Associação Dietética Americana (ADA) no começo desse mês atualizou sua posição em relação a dietas sem o consumo de derivados animais e confirmou que dietas vegetarianas bem planejadas, incluindo veganas, são saudáveis, nutricionalmente adequadas e podem ser úteis na prevenção e tratamento de certas doenças. A organização enfatizou também que a dieta vegetariana é apropriada durante todos os estágios da vida, incluindo gravidez, lactação, primeira infância, infância, adolescência e para atletas.

O documento incorpora novos tópicos e informação adicional sobre nutrientes-chave para vegetarianos, dietas vegetarianas no ciclo de vida e o uso de dietas vegetarianas na prevenção e tratamento de doenças crônicas. “Existem muitas razões para o crescente interesse em dietas vegetarianas. Estima-se que número de vegetarianos nos Estados Unidos vá crescer na próxima década”, disse a Ada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário